Fest Aruanda 2024 divulga curtas selecionados para Mostra Competitiva Nacional
07/10/2024
Evento está em sua 19ª edição e acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, na capital paraibana João Pessoa. Fest Aruanda 2024 divulga curtas selecionados para Mostra Competitiva Nacional
Fest Aruanda/Divulgação
O Fest Aruanda, um dos mais importantes festivais audiovisuais da Paraíba, divulgou a lista completa de curtas selecionados para a Mostra Competitiva Nacional 2024. O evento acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, na capital paraibana João Pessoa.
Esta é a 19ª edição do Fest Aruanda. Em comemoração à marca, o evento terá a abrangência ampliada e nomenclatura renovada, passando a se chamar Festival do Audiovisual Internacional da Paraíba.
"Além das tradicionais mostras competitivas de curta-metragem nacional, paraibana e de estudantes da UFPB, vamos amplificar substancialmente o nosso braço internacional. Vem se somar aos curta-metragistas da União Europeia, filmes da San Diego State University (SDSU/Califórnia-EUA) e da China nesta edição, o que será um sopro de renovação no fluxo de intercâmbio com conteúdos audiovisuais de quatro continentes”, explicou Lúcio Vilar, fundador e produtor executivo do evento.
De acordo com a organização do festival, 880 filmes, entre curtas e longas-metragens, foram inscritos no Fest Aruanda 2024 - um recorde de inscrições. Destes, o festival selecionou e divulgou os 12 selecionados para a Mostra Competitiva Nacional 2024 (confira a lista completa ao fim desta reportagem).
O comitê de seleção foi formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro (SP), Rodrigo Fonseca (RJ) e a roteirista e crítica Vivi Pistache (BH).
Além da Mostra Competitiva Nacional, o Fest Aruanda também realiza a Mostra Caleidoscópio, com curtas produzidos por alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição parceira do evento. As inscrições para a mostra seguem abertas até 25 de outubro.
Curtas selecionados para Mostra Nacional do Fest Aruanda 2024
“A Última Valsa”, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (Documentário). São Carlos/SP e São Paulo/SP (2024).
“A Voz de Guadakan”, de Joel Pizzini (Documentário). Campo Grande/MS (2024);
“Almadia”, de Mariana Medina (Animação). Fortaleza/CE (2024). Duração: 8:06;
“Eu Fui Assistente de Eduardo Coutinho”, de Allan Ribeiro (Documentário). Rio de Janeiro/RJ (2023);
“Helena de Guaratiba”, de Karen Black (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2023);
“Jupiter”, de Carlos Segundo (Ficção). Bordeaux/França e Belo Horizonte/MG/Brasil (2024).
“Ladeira Abaixo”, de Ismael Moura (Ficção). Cuité/PB (2024).
“Movimentos Migratórios”, de Rogério Cathalá (Ficção). Salvador/BA (2024).
“Navio”, de Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real (Ficção). Natal/RN (2023).
“Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli (Ficção). Rio de Janeiro/RJ (2023).
“Serão”, de Caio Bernardo (Documentário). Coxixola/PB (2024).
“Umbilina e Sua Grande Rival”, de Marlom Meirelles (Ficção). Cabaceiras/PB (2024).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba