Gêmeas e irmã mais velha fazem Enem na mesma sala: 'Sensação de apoio'
03/11/2024
Gioavanna Kelly, Júlia Kevelin e Kathleen Gabriele fazem o Enem em busca da aprovação em três cursos diferentes. ENEM 2024 - DOMINGO (3) - CAMPINA GRANDE (PB) - Gêmeas e irmã mais velha fazem Enem na mesma sala
Alessandra Késia/Arquivo pessoal
Toda a tensão que os candidatos sentem no dia do Enem pode fazer até com que eles se sintam sozinhos. Mas não é o caso de uma família de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. É que duas irmãs gêmeas e também a mais velha vão fazer as provas em uma mesma universidade e ainda na mesma sala neste domingo (3).
📲Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Gioavanna Kelly, Júlia Kevelin e Kathleen Gabriele ficaram sabendo da surpresa boa quando tiveram acesso ao cartão de confirmação de inscrição, no último dia 22 de outubro.
LEIA TAMBÉM:
CONEXÃO: conheça a história das gêmeas que estudam juntas e com as mesmas estratégias 👩🏻👩🏻
"Fazer as provas juntas na mesma sala é uma experiência bem única pra nós. Tem uma sensação de apoio silencioso ali, como se mesmo sem falar, a gente soubesse que estamos todas dando o nosso melhor. E ajuda sim! A presença uma da outra traz um certo conforto, é como se não estivéssemos sozinhas enfrentando o desafio", comemora Giovanna.
Porém, mesmo uma considerando a companhia das outras uma coisa boa, as garotas também ficam um pouco preocupados sobre como isso pode afetá-las na hora da prova.
CONHEÇA OUTRAS HISTÓRIAS INSPIRADORAS:
👩👧👧Mãe estuda com filhos para o Enem depois do trabalho e atividades domésticas
👩🏻🏫Depois de quase 40 anos sem estudar, mulher se prepara para o Enem e quer ser professora
"Estar na mesma sala pode ser uma distração. A vontade de saber se a outra está bem pode acabar tirando um pouco da nossa concentração", reflete Júlia.
Embora amem ficar perto umas das outras, as meninas querem cursos diferentes:
👩🏻Giovanna (a gêmea mais nova), de 17 anos, quer cursar psicologia 💭;
👩🏻Júlia (a gêmea mais velha), de 17 anos, busca uma vaga no curso de direito ⚖️;
👩🏼Já Kathleen, a irmã mais velha de 19 anos, quer ser aprovada em medicina 🩺.
As três também compartilharam os momentos de estudos em casa. O horário escolhido para estudar em trio foi quase sempre o fim da tarde, quando as três repassavam os conteúdos, resolviam simulados e também treinavam redação.
A busca pela vaga na universidade
Kathleen sabe que quer ser médica desde os 14 anos. Desde que terminou o ensino médio, há dois anos, ela se prepara para a vaga nos curso dos sonhos. E para entrar na universidade, a futura médica estuda de oito a nove horas por dia.
DICAS DE ESTUDOS:
🎯Estudante aprovada em medicina e que tirou nota mil na redação do Enem ensina como estudar em casa
📝Aprovado em 1º lugar em medicina na primeira tentativa dá dicas para o Enem
Júlia e Gioavanna, como ainda estão no último ano do ensino médio, estão na escola pela manhã e ainda estudam cerca de três a quatro horas em casa.
Para as gêmeas, escolher cursos diferentes é uma situação um pouco desafiadora, já que é a primeira vez que elas vão se separar.
Por outro lado, seguir caminhos diferentes não é algo que está sendo encarado como um problema, mas como uma forma de deixar ainda mais forte o que as une.
“O fato mais bonito de ser gêmea é que independente do caminho que a gente vá percorrer, o nosso laço é eterno. E a nossa conexão é muito forte”, conclui Giovanna.
VÍDEOS: Lá vem o Enem 2024